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Noções de Gestão da Qualidade (2ª Ed. | 2024)

Data: 04-06-2024 14:30 — 05-06-2024 17:30

Noções de Gestão da Qualidade (2ª Ed. | 2024)
Formador Francisco Melo | APCER
Duração 6h
Local Online - Via Zoom
Taxa de Inscrição € 20 / PAX

DESTINATÁRIOS

Dirigentes e outros responsáveis pela gestão de organizações da economia social.

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

No final desta acção, os participantes estarão aptos a:

  • Descrever os conceitos e os princípios de gestão da qualidade

  • Descrever os fatores que podem influenciar a qualidade do serviço prestado

  • Identificar riscos/oportunidades e saber planear ações para os mitigar

  • Identificar e definir os processos do SGQ

  • Identificar as metodologias de medição e monitorização utilizadas num SGQ

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Sistemas de Gestão da Qualidade /Sistemas da qualidade e referenciais associados
    • Conceito de Gestão da Qualidade e Sistema de Gestão da Qualidade.
    • Outros conceitos relevantes no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade.
    • Referenciais existentes de gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade.
  • Contexto da organização e estratégia
    • Fatores internos e externos que podem influenciar a qualidade do serviço prestado.
    • Potenciais influências do contexto, na missão, visão, estratégia e âmbito do sistema de gestão.
  • Identificação de riscos / oportunidades e planeamento de ações para os mitigar
    • Riscos e oportunidades, que podem influenciar a qualidade do serviço prestado.
    • Planeamento de ações para mitigar os riscos e oportunidades.
  • Identificação de processos e definição dos processos do SGQ
    • Como identificar processos. Os processos e o seu valor acrescentado.
  • Metodologias de medição e monitorização - objetivos, indicadores e metas
    • Objetivos do SGQ em função da estratégia definida. Metodologia de controlo de objetivos, indicadores e metas.
  • Focalização no Cliente
    • Planos individuais de clientes. Aspetos a considerar na elaboração e monitorização dos planos individuais dos clientes.
  • Competências, níveis de responsabilidade e autoridade vs tarefas
    • Requisitos mínimos para o desempenho da função. Levantamento das necessidades de formação.
    • Avaliação da eficácia da formação.
    • Identificação dos níveis de responsabilidade e autoridade, em função da descentralização definida e desejada pela entidade.

 

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