>

ENTRAJUDA celebra 20 anos de impacto profundo na luta contra a pobreza em Portugal

30-04-2024

- 20 anos a dar mãos a quem dá a mão
- Filme  documentário
- Filme infográfico

A ENTRAJUDA, organização pioneira na inovação social, assinala este ano o vigésimo aniversário, celebrando duas décadas de dedicação ao fortalecimento do setor social através da gestão e organização. Desde a sua fundação, a ENTRAJUDA tem sido uma peça fundamental na transformação das instituições de solidariedade, com o objetivo de combater a pobreza de forma mais eficiente.

logo-horiz-cor-1.png

 

Em 2023, em parceria com organizações sociais de todo o país, a ENTRAJUDA ajudou cerca de 885 mil pessoas, evidenciando a crescente necessidade de suporte em Portugal, onde a taxa de pobreza continua a ser uma preocupação significativa. Através de três principais áreas de atuação – transmissão de conhecimento, mobilização de voluntariado e recuperação para reutilização de bens – a instituição tem conseguido gerar valor social e ambiental, alinhado com os princípios da Economia Circular.

Para Isabel Jonet, Presidente da ENTRAJUDA, “nos 20 anos de atividade, estamos profundamente gratos pelo impacto que temos conseguido gerar. Mas é também um momento de projetar o futuro, conscientes das necessidades crescentes das comunidades em Portugal.  Temos vindo a ter a oportunidade de transformar vidas, promovendo não só a inclusão social, mas também a dignidade humana."

 

Inovação social: dotar as instituições de solidariedade com mais gestão e organização para combater a pobreza com maior eficácia.

A ENTRAJUDA foi criada há 20 anos e tem vindo a prestar de forma anónima uma ajuda estruturante, disponibilizando ferramentas e recursos qualificados, capazes de potenciar a eficiência dos meios e a eficácia dos resultados, contribuindo para um sector social mais forte, capaz de atender às múltiplas necessidades e solicitações das pessoas que dele dependem, por vezes como única resposta efetiva e afetiva.

A elevada taxa de pobreza em Portugal, o grande número de pessoas que dependem de apoios para ter uma vida digna, representam um desafio para propor ideias inovadoras e novas soluções a quem delas cuida. É isso que a ENTRAJUDA tem feito em três grandes áreas de atividade que se completam:

- a transmissão de conhecimento - através da elaboração de planos de apoio executados com a ajuda de voluntários tutores, ações de formação ou aplicações informáticas específicas para dar resposta a necessidades comuns, replicando soluções que possam ser formatadas;

- a mobilização de voluntários qualificados que querem dar o seu tempo por uma causa, no âmbito da Bolsa do Voluntariado e de Projetos Solidários;

- a recuperação para reutilização de bens não alimentares e equipamentos, entregues pelo Banco de Bens Doados, em colaboração com o Banco de Equipamentos. Em todos os casos é gerado valor social. No último acresce o valor ambiental alinhado com os princípios da Economia Circular.

 

Capacitar o setor social para combater a pobreza.

A ideia que presidiu à criação da ENTRAJUDA em 2004 – capacitar o sector social - permanece válida: melhorar a gestão e a organização das Instituições de Solidariedade Social com uma ajuda estruturante, disponibilizando ferramentas e recursos qualificados, capazes de potenciar a eficiência dos meios e a eficácia dos resultados contribui para tornar o sector social mais forte, capaz de atender às múltiplas necessidades e solicitações das pessoas que dele dependem, por vezes como única resposta efetiva e afetiva.

Mobilizar e facilitar a participação de pessoas de boa vontade e de empresas, partilhando tempo, conhecimento e talentos, assenta num real conhecimento das necessidades das Instituições, mas também das suas capacidades e limites, de forma a evitar desperdícios e defraudar expectativas de quem quer dar, mas também de quem precisa de receber.  Os ritmos são distintos, há um caminho de formação e capacitação que deve ser percorrido e o conhecimento da realidade da intervenção no terreno exige respostas ajustadas e adequadas.

 

É este o maior ativo da ENTRAJUDA: o conhecimento muito próximo das Instituições sociais com carismas e identidades próprias, mas empenhadas na ajuda a quem mais precisa.

Este conhecimento, reunido em base de dados atualizada, permite que várias empresas e entidades confiem à ENTRAJUDA a tarefa de validar as Instituições que lhes endereçam pedidos ou delegando o apoio concedido a Instituições que pedem apoio em bens.

 

Em 2023 foram apoiadas pela ENTRAJUDA 2.106 Instituições sociais que assistem perto de 882.151 pessoas em situação de pobreza.


Novidades a não perder

19
jun

Campanha "Dê uma nova casa aos seus livros’" na Feira do Livro de Lisboa

Angariados mais de 49.300 livros na Feira do Livro de Lisboa 2023

Saber +
19
fev

EVAX E ENTRAJUDA UNEM-SE NA CAMPANHA "PARA QUE NÃO FALTE À ESCOLA"

Evax promove campanha de sensibilização contra a pobreza menstrual em contexto escolar em parceria com a ENTRAJUDA

Saber +

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.