>

Voluntariado de competências gera valor no setor social

24-01-2024

 

 

imagem-pgina-inicial.jpeg

 

A Teleperformance está empenhada em desenvolver um programa estruturado de Voluntariado colocando ao serviço da comunidade, em particular da luta contra a pobreza, as suas competências.

Foi com esse objectivo que, no âmbito da iniciativa Conhecer+, promovida pela ENTRAJUDA, uma equipa de colaboradores que realizaram contactos telefónicos com instituições de solidariedade de todo o país para, por um lado conhecerem melhor as necessidades especificas das mesmas e, por outro lado, dar a conhecer os diversos apoios a que podem recorrer no âmbito da ENTRAJUDA e do Banco Alimentar. Os colaboradores, que desempenharam o papel de voluntários da ENTRAJUDA, puderam aprender mais sobre o setor social e valorizaram o seu impacto positivo, ao ajudar a missão da ENTRAJUDA.

Cerca de 2.000 Instituições de Solidariedade Social registadas na ENTRAJUDA que desenvolvem a sua atividade em 16 distritos de Portugal Continental e da Região Autónoma dos Açores, foram contactadas por 5 colaboradores da Teleperformance, com formação específica para o efeito, realizando, durante um período de 33 dias úteis, visitas virtuais e estabelecendo laços em nome da ENTRAJUDA, registando em formulário próprio as respectivas necessidades, expectativas e caracterizando a realidade local.

As Instituições contactadas prestam respostas sociais diversas e no conjunto prestam apoios efetivos a mais de 459.000 pessoas carenciadas acompanhadas diariamente em lares, creches, pré-escolar, assistência alimentar a famílias, etc.

A realização destas visitas permitiu adequar e ajustar os apoios concedidos pela ENTRAJUDA e pelos Bancos Alimentares das zonas onde se encontram localizadas as Instituições visitadas virtualmente.

O conhecimento e a proximidade permanente com as Instituições, sociais, seja de forma presencial, por via telefónica ou virtual, são fundamentais para estruturar uma rede de apoio forte e evitar sobreposições, assegurando que todas as pessoas ´numa situação de dificuldades têm o apoio de que precisam

A ENTRAJUDA tem mais de 5.000 Instituições sociais registadas na sua base de dados pelo que a Iniciativa Conhecer+ e a parceria com a Teleperformance é fundamental para ter a informação atualizada.

Isabel Jonet, Presidente da ENTRAJUDA, considera que “a parceria com a Teleperformance gera um elevado impacto social e além disso permite promover o voluntariado de competências, sensibilizando os colaboradores da Teleperformance para uma realidade que muitas vezes lhes é estranha, colocando-os em contacto com pessoas e situações diferentes daquelas com as quais lidam diariamente. Estamos muito gratos por esta parceria tão beneficia para ambas as partes e que gera tanto valor.”

Segundo a Teleperformance esta iniciativa está alinhada com o compromisso contínuo da empresa em termos de responsabilidade social e reflete a sua convicção de que, com ações como esta é possível causar um impacto significativo à escala global.

Ana Sanches, Vice-Presidente de Diversidade, Equidade e Inclusão, salienta que “ dar às nossas pessoas tarefas diferentes das habituais, dando-lhes tempo e ferramentas para sentirem que estão a fazer a diferença, impactando positivamente milhares de vidas, não tem palavras. Juntos conseguimos tornar o mundo num lugar melhor, apoiando esta missão tão relevante da ENTRAJUDA.

Esta é mais uma ação do programa “Citizen of the World” que mostra a dedicação da Teleperformance e das suas pessoas em tornar um mundo melhor para as gerações vindouras.

logotipos.jpg


Novidades a não perder

29
Mar

Dia das Boas Ações em Portugal

A ENTRAJUDA foi, pela terceira vez consecutiva, a promotora do Dia das Boas Ações em Portugal!

Saber +
20
Mar

Erasmus+ Transformação Digital no Setor Social

O projeto Education Towards Digital Transformation (ETDT) visa fortalecer as capacidades dos parceiros da TechSoup em vários países, nomeadamente Portugal, República Checa, Áustria e Hungria para aquisição e melhoria de competências na criação de programas de formação online.

Saber +

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.