>

No Dia Internacional do Voluntariado ENTRAJUDA lança Cartão Nacional de Voluntário

05-12-2022

 

 

                          No Dia Internacional do Voluntariado 

            ENTRAJUDA lança Cartão Nacional de Voluntário

 

                       5 de Dezembro de 2022 | Academia do Johnson (Amadora) | 16h30

 

big-imagem.jpeg

O Cartão Nacional de Voluntário será hoje apresentado na Academia do Johnson, Rua das Mães de Água, n.º 31, na Amadora, às 16h30, numa cerimónia pública que conta com a presença da Ministra do Trabalhado, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

A criação pela ENTRAJUDA deste Cartão, nasce da necessidade de gestão e registo do trabalho voluntário em Portugal. Quantos voluntários existem em Portugal? Quantas horas de trabalho voluntário são prestadas? Qual o tipo de pessoas que participa em atividade voluntárias?

Para que se possa apurar essa informação, a ENTRAJUDA convidou a Imprensa Nacional-Casa da Moeda a desenvolver uma aplicação que permite disponibilizar o Cartão de Voluntário. Associado a um Portal de Voluntário, acessível através de qualquer dispositivo - computador ou telemóvel -  com funcionalidades dedicadas aos Voluntários (que dispõem de uma área pessoal onde podem consultar o seu percurso no voluntariado e obter as declarações que atestam essa participação) e às Organizações Promotoras de Voluntariado (numa área dedicada, onde podem fazer o registo dos seus voluntários e ter conhecimento das horas de voluntariado prestadas).

Trata-se de uma aplicação user-friendly que vem ainda permitir a obtenção de estatísticas agregadas do Voluntariado em Portugal, que podem também ser segmentadas por área de intervenção (Solidariedade, Desporto, Cultura, Ambiente, Proteção de Animais, Direitos Humanos).

A criação do Cartão de Voluntário contou desde a primeira hora com a associação de duas principais organizações promotoras de voluntariado em Portugal: a Confederação Portuguesa de Voluntariado, e a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.

O objetivo desta ferramenta é beneficiar todas as entidades promotoras de voluntariado e todas as pessoas que dão o seu tempo por causas.

Na cerimónia será prestada homenagem a João Semedo, mentor da Academia do Hohnson, recentemente falecido. 

Para mais informações contactar: ENTRAJUDA - Marta Vinhas -919351709

 


Novidades a não perder

15
Dez

Este Natal o Grupo os Mosqueteiros volta a oferecer “Votos Felizes”

Donativo de 120 mil euros apoia 8 projetos de norte a sul do país

Saber +
20
Mar

Erasmus+ Transformação Digital no Setor Social

O projeto Education Towards Digital Transformation (ETDT) visa fortalecer as capacidades dos parceiros da TechSoup em vários países, nomeadamente Portugal, República Checa, Áustria e Hungria para aquisição e melhoria de competências na criação de programas de formação online.

Saber +

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.