>

1.000 computadores doados numa iniciativa sem paralelo em Portugal

02-12-2020

Combater a exclusão social e assegurar a igualdade e oportunidades no acesso à educação: 1.000 computadores doados numa iniciativa sem paralelo em Portugal.

 

Uma das consequências da pandemia, de que pouco se fala, foi o acentuar das desigualdades sociais no acesso à educação. Com esta realidade que afeta hoje muitos jovens em mente, a ENTRAJUDA foi parceira do BPI e da Fundação” la Caixa” na doação de 1.000 computadores a escolas do ensino básico e secundário de todo o país. Esta ação vai beneficiar mais de 100 escolas e permitirá apoiar a inclusão de alunos cujas famílias estejam numa situação de necessidades e vai contribuir para que as escolas possam acompanhar a indispensável evolução tecnológica.

Numa iniciativa de responsabilidade social sem paralelo em Portugal, envolvendo diversos parceiros, a ENTRAJUDA instalou licenças de software em 1000 computadores novos doados pelo BPI e pela Fundação La Caixa, que suportaram ainda o custo de todos os acessórios necessários para garantir a sua utilização imediata, como acesso WiFi, para permitir o acesso a redes de internet móvel em qualquer lugar, monitor com câmara incorporada, teclados e ratos, comprados especialmente para esta ação de responsabilidade social.

Os equipamentos foram entregues ao Ministério da Educação, à Câmara Municipal do Porto, à Teach for Portugal, à EPIS – Empresários pela Inclusão Social e ao Banco de Bens da própria ENTRAJUDA, entidades parceiras às quais compete a distribuição dos equipamentos aos agrupamentos escolares do ensino previamente selecionados em função de necessidades apuradas. 

 

nota--imprensa-2dez2020.jpg

 

Para Isabel Jonet, presidente da ENTRAJUDA, “esta iniciativa do BPI e da Fundação la Caixa é um exemplo de responsabilidade social com os olhos postos no futuro de muitos alunos de famílias com baixos rendimentos, que hoje estão privados da frequência normal das aulas online pelo simples facto de não terem possibilidade de comprar um computador, sendo assim excluídos de um direito básico como é o direito à educação, ou à escola para todos. É um privilégio para a ENTRAJUDA estar associada a esta iniciativa e esperamos que outras empresas se inspirem no BPI/la Caixa.”

João Pedro Oliveira e Costa, Presidente Executivo do BPI, afirmou: “Com esta doação pretendemos contribuir para que muitos jovens possam continuar a receber a formação adequada e a agarrar as oportunidades para romper o ciclo da desigualdade e da pobreza. A promoção do acesso à educação é um dos pilares dos programas sociais do BPI, que agora são mais necessários que nunca. O BPI vai continuar a fazer a sua parte”.

 “A falta de equipamentos apropriados para as aulas à distância afeta diretamente o desempenho dos alunos em situação mais vulnerável. Encontrar formas de reduzir estes impactos para que o acesso à educação seja mais igualitário é um dos maiores compromissos da Fundação ”la Caixa”, declarou a propósito desta iniciativa Artur Santos Silva, curador da Fundação ”la Caixa” e Presidente Honorário do BPI.

A lista de escolas que vão receber os equipamentos informáticos oferecidos pelo BPI/  Fundação ”la Caixa”, através do Ministério da Educação e da Câmara Municipal do Porto, está disponível no site do BPI/laCaixa.

Novidades a não perder

04
Dez

Webinar Dia do Voluntariado

A Importância do Voluntariado: a visão das Instituições, dos Voluntários e das Empresas

Saber +
25
Jul

Ação GALP Energia Solidária para IPSS

Iniciativa de solidariedade promovida pela GALP em parceria com a ENTRAJUDA

Saber +

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.