BOLSA DO VOLUNTARIADO

 

Bolsa Voluntariado_dar a mao 

O objectivo da Bolsa do Voluntariado é servir de ponto de encontro entre a procura e oferta de trabalho voluntário e permitir, numa óptica dinâmica, articular a necessidade de trabalho voluntário por área, com a disponibilidade para o prestar por parte de pessoas e entidades.

Trata-se de um projecto totalmente inovador de âmbito nacional, sem fronteiras, transversal a toda a sociedade e economia (engloba todos sectores da actividade económica e todas as organizações do sector não lucrativo e não governamental), que fomenta o exercício da Cidadania e da Responsabilidade Social .

A Bolsa do Voluntariado veio potenciar  um “mercado” virtual de voluntariado, dinamizar o encontro de necessidades e vontades. Trata-se de uma ferramenta de gestão e desenvolvimento em real time/on line  que aproveita as qualificações dos voluntariado e permite a capacitação das organizações.

 

Os Pontos Chave da Bolsa do Voluntariado são:

 

  • Oferta/Procura de trabalho voluntário: identifica o voluntário que se oferece e a entidade que procura
  • 2 tipos: Voluntariado individual e Voluntariado empresa
  • Por Área de Actuação: Solidariedade Social, Educação, Saúde, Cultura e Artes, Meio Ambiente, Desporto…
  • Por Área de Competência/Interesse: Advogado, Assistente Social, Contabilista, Informático, Guia, Psicólogo, Visitador…
  • Por Destinatário: Crianças, Jovens, Adultos, Idosos, Público em Geral, Portadores de Necessidades Especiais…
  • Por Freguesia/Código Postal
  • Inclui um Banco de Talentos
  • Inclui um Banco de Utilidades Sociais (procura e oferta de produtos não alimentares com utilidade social)

 

A Bolsa do Voluntariado tem o apoio principal da Caixa Geral de Depósitos, que, no âmbito do exercício da responsabilidade social, pretende desenvolver a componente voluntariado tanto para o exterior, a nível nacional e nas várias áreas em que esse tipo de trabalho possa consistir uma mais valia substancial, como a nível interno mobilizando colaboradores para, em regime de voluntariado e de acordo com as suas disponibilidades, prestarem apoio nas respectivas áreas de especialidade em Instituições Particulares de Solidariedade Social seleccionadas pela ENTRAJUDA e propondo uma alternativa de vida interessante aos colaboradores reformados e pré-reformados.

 

O site está disponível em www.bolsadovoluntariado.pt e permite de imediato inscrições on-line.

Para outras informações de carácter geral sobre o site envie um mail para bolsadovoluntariado@entrajuda.pt.

 

BALANÇO ACTIVIDADES 2015


Consulte aqui o Relatório anual de actividades da Bolsa de Voluntariado.

 

ESTUDO SOBRE VOLUNTARIADO

 

Com base em dados estatísticos retirados da Bolsa do Voluntariado e nos estudos realizados pela Universidade Católica Portuguesa, a ENTRAJUDA realizou uma caracterização do voluntariado nas instituições: quem são os voluntários, quais as suas motivações, o que privilegiam, como chegaram à instituição.

Esta caracterização permite ter uma ideia clara do que existe actualmente em Portugal e lança pistas para o futuro. 

Dados relativos ao voluntariado em Portugal

 

 

 

 

Desenvolvido por PrimeIT