Objectivos e Estratégia

Objectivos

 

A ENTRAJUDA é um projecto totalmente inovador na área da solidariedade social, que tem como objectivos:

  1. Permitir às instituições melhorarem os serviços prestados aos beneficiários, dotando-as de um conjunto de instrumentos e recursos de gestão e de organização capazes de potenciar não só a eficiência dos seus meios como a eficácia dos seus resultados;
  2. Mobilizar e facilitar o envolvimento de pessoas e empresas que pretendam associar-se com a sua boa vontade, colocando à disposição das instituições de solidariedade social o seu trabalho, o seu conhecimento, a sua experiência, os produtos e serviços que produzem ou fornecem

A ENTRAJUDA propõe-se assim contribuir para melhorar o desempenho das instituições interessadas, aumentando a eficiência dos seus recursos e permitindo um maior apoio às pessoas que assistem.

 

Estratégia

 

A estratégia da ENTRAJUDA assenta no desenvolvimento de uma ESCADA DE SOLIDARIEDADE em 6 passos:

 

 Escada solidariedade

Passo 1 – Diagnosticar Problemas e Necessidades

· Conhecer pessoal e directamente as instituições, as pessoas que as integram e os utentes que delas beneficiam;

· Auscultar e recolher as suas opiniões, perspectivas e expectativas;

· Recensear problemas, obstáculos, e dificuldades de actuação e de execução da sua missão e serviço;

· Identificar carências de meios humanos, financeiros, técnicos, logísticos e de equipamentos.

Passo 2 – Encontrar Soluções

· Desenhar soluções através da criação, estruturação e formatação de produtos e serviços que vão ao encontro das necessidades diagnosticadas.

Passo 3 – Mobilizar Parceiros

· Pesquisar, seleccionar, convidar, homologar e mobilizar parceiros que participem no processo de criação dos produtos e serviços necessários às soluções preconizadas.

Passo 4 – Mobilizar Voluntários

· Criar, desenvolver e dinamizar um espírito de entreajuda e uma cultura de voluntariado na sociedade civil;

· Orientar, enquadrar, organizar e coordenar vontades, disponibilidades e competências em prol das instituições de solidariedade social apoiadas e dos respectivos beneficiários da sua acção.

Passo 5 – Implementar Soluções

· Coordenar e acompanhar o fornecimento dos produtos e a prestação dos serviços por parte dos parceiros junto das instituições, servindo de interface entre ambos.

Passo 6 – Avaliar Impactos e Desempenhos

· Avaliar o fornecimento dos produtos e a prestação dos serviços por parte dos parceiros junto das instituições de solidariedade social;

· Avaliar com a instituição o bom uso por sua parte dos produtos fornecidos ou dos serviços prestados pelos parceiros;

· Analisar os impactos desses fornecimentos/prestações na melhoria e progresso da missão e serviços finais das instituições de solidariedade social junto dos seus utentes;

· Avaliar os desempenhos e medir os níveis de satisfação de todos os operadores da cadeia de solidariedade social, com particular atenção para os beneficiários finais.

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